ENTRETENIMENTO


VIRADA CULTURAL  – FRANCA 2010

Dia 22 – às 18h00 – Abertura Oficial da Virada Cultural – Teatro Municipal

SALÃO e DAS OITO Cia Fawask ( Dança )

Um ponto de encontro, um lugar onde o gesto determina as relações e o movimento compõe o universo de quem procura nada além de um par. Salão e Das Oito é uma composição que enfoca a delicadeza e as sutilezas das relações entre quatro pessoas que se encontram para dançar e algo mais…

18h30 – Ginásio de Esportes Pedrocão

DJ ALINE ROCHA

Cheia de atitude, a pequena notável Aline Rocha, que foi eleita como a DJ mais querida no twitter, é a revelação da cena eletrônica no interior paulista. A mulher que esbanja talento em um olhar de menina possui o espírito inquietante, e sua característica evidente é o ecletismo dando prioridade ao House com vocais. O fato de ser uma mulher é motivo de orgulho e, nas apresentações, desperta a atenção não só pela beleza, mas pela qualidade do som e pela alegria. Ela tem carisma, sorri com franqueza, canta acompanhando as músicas, levanta os braços, dança e não deixa ninguém ficar parado, é um espetáculo de música eletrônica que vale a pena conferir.

19h30 – Ginásio de Esportes Pedrocão

TIÊ ( Música )

Após turnê internacional por cidades como Nova Iorque, Paris, Londres, Berlim,França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unido. A cantora Tiê, 29 anos, lança seu disco “Sweet Jardim”. Inteiramente autoral, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, ao estilo low-fi – antiga tendência resgatada por novos cantores/compositores folk do mundo todo. As composições, escritas em português, inglês e francês, carregam nuances autobiográficas.

20h00 – Parte Externa do Ginásio de Esportes Pedrocão

Malabares é Fogo ! Irmãos Becker – Intervenção Circense

Nesta apresentação, os artistas demonstram habilidade em manipular bastões, bolas e “swings” de fogo, além das tradicionais tochas de malabarismo. Realizam intervenções com o público e escolhem um corajoso voluntário para ficar no meio do “fogo cruzado”.

20h00 – Museu Histórico José Chiachiri -Rua Campos Salles, centro

Abertura da Exposição “ A Imprensa Imigrante em São Paulo “

20h30 – Teatro Municipal – A Julieta e o Romeu ( Barracão Teatro )

A renomada atriz Mafalda Mafalda e seu jovem estagiário orgulhosamente apresentam seu repertório de cenas clássicas do famoso escritor William Shakespeare.

Mostrando as técnicas mais novas da atuação contemporânea, os dois brilham na interpretação dos personagens Julieta, Otelo, Macbeth, Romeu, Desdêmona, o fantasma de Hamlet e outros.

Em uma delicada e explosiva relação de amor, ódio admiração e dependência estes dois palhaços nos mostram que são deliciosamente inseparáveis…

22h30 – Teatro Municipal -Vitor Araujo e Rivotrill ( Música )

Os músicos fazem um encontro que mescla erudito com popular e toques de experimentalismo. No show “Contos Esquecidos Sobre Silêncio e Caos”, os dois mostram as possibilidades da música instrumental, sem se prenderem a um único gênero.

21h00  – Ginásio de Esportes Pedrocão – TIO HENDS ( Música )

O grupo francano visa divulgar e apresentar as músicas do novo Álbum (Mente Aberta),  Além das músicas inéditas do novo álbum, são apresentadas outras canções na íntegra, que dão leituras diferenciadas aos maiores sucessos de bandas que os influenciaram desde o início da carreira,  deixando o show com altíssimo astral.Uma oportunidade para o público ver, rever e conhecer o novo trabalho musical que a Tio Hends traz para 2010.

22h00 – Parte Externa do Teatro Municipal – Malabares de Luz – Irmãos Becker -Intervenção Circense

Nesta performance, a dupla substitui os materiais convencionais de malabarismo por elementos luminosos. O show de luminotecnia ocorre na mais completa escuridão, onde as claves, bolas e aros, com luz própria, iluminam a cena e dançam no escuro, criando formas na imaginação do público.

22h30 – Ginásio de Esportes Pedrocão – TRIO VIRGULINO ( Música )

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o Trio Virgulino faz parte da história do forró. Com 26 anos de carreira, foram os responsáveis pelo resgate de um ritmo tipicamente brasileiro: o forró pé de serra. Há quem diga que forró é uma corruptela de forrobodó, ou seja, confusão, desordem, farra, arrasta-pé, etc. Num ponto, entretanto, todos concordam: o “pai” do ritmo é o grande Luiz Gonzaga.

23h30– Parte Externa do Ginásio de Esportes Pedrocão – Malabares é Fogo ! Irmãos Becker

Intervenção Circense

Nesta apresentação, os artistas demonstram habilidade em manipular bastões, bolas e “swings” de fogo, além das tradicionais tochas de malabarismo. Realizam intervenções com o público e escolhem um corajoso voluntário para ficar no meio do “fogo cruzado”.

Dia 23 (domingo) – às 00h00 – Ginásio de Esportes Pedrocão – Falamansa ( Música )

Em “Segue a Vida”, a banda de forró universitário mais popular do país continua fazendo um som dançante e alegre, com mensagens positivas sobre amor e fé. A novidade deste trabalho é a união entre a musicalidade característica dos integrantes e as letras destinadas à conscientização social e ambiental do público.

00h30 – Teatro Municipal – Ronaldo “Magrão” Bellotti com o show BATICUM

Trata-se de um trabalho síntese de uma tradição musical, tão bem representada no Brasil pelos blocos afro, escolas de samba, batucadas, Lilico, Zé Pereira, Maracatu,etc. Voz e tambor, no caso voz e surdo. Magrão canta (bem) e se acompanha com um surdo (também bem tocado). Como particularidade ele mostra um repertório altamente sofisticado (Haiti, Terceira margem do rio – Caetano Veloso, composições do Ile Ayê, samba do Rio de Janeiro e muitas outras maravilhas). Fazendo uso importante dinâmica (para os leigos significa tocando forte, médio ou fraco como fator interpretativo) e cantando as letras com exatidão, clareza e inteligência, sem desafinar. Magrão ainda mais procura, na escolha de seu repertório, músicas que trazem mensagens positivas e sejam bem compostas. Notamos nele uma preocupação social profunda, quase mística, sem ser careta ou sectária politicamente. “Trata-se de um artista singular com um trabalho muito envolvente”. (Tuzé de Abreu, músico e compositor)

1h30 – Ginásio de Esportes Pedrocão – DJ ALINE ROCHA

Revelação da cena eletrônica no interior paulist, suas apresentações são marcadas pela vibração e pelo ecletismo, com prioridade à house music.

2h00 – Teatro Municipal  – COMÉDIA INSTANTANÊA ( Teatro )

Espetáculo de humor no qual um personagem engraçado, anfitrião, interage com a platéia e apresenta os humoristas da noite, que, de forma alternada, mostram seus textos cômicos, baseados em observações do cotidiano. De cara limpa, sem recursos de figurino, cenário ou iluminação, eles conseguem arrancar boas gargalhadas do público.

10h00 – Ginásio de Esportes Leporace

DESCONCERTANDO ( Grupo Zibaldoni – Teatro )

Nascido na rua, por meio da relação direta com o público, o espetáculo é formado pelo trio de palhaços Bisgoio, Napolino e Quirino. O grupo  valoriza a interação com a plateia, que pode intervir na apresentação, dando origem a novas e desconcertantes situações tanto para os artistas quanto para os espectadores.

11h00 – Teatro Municipal – DOM CAIXOTE E O BODE ( Cia Teatral Burucutu )

Neste espetáculo, nosso herói encontrará várias aventuras durante uma viagem pelo Nordeste, participando de situações criativas e inesperadas, como enfrentar uma entidade folclórica do sertão, conhecer Padim Cícero, perambular por festas religiosas e tradicionais. E o que aconteceria se Dom Caixote encontrasse o mais famoso cavaleiro andante daquelas bandas: Virgulino Lampião?

11h00 – Ginásio de Esportes Leporace -PRETO CRIA – HIP HOP (Cultura Popular)

Repertório número UM

No início da década de 1993, PRETO CRIA iniciou suas atividades musicais na cidade de FRANCA  com participações em inúmeros eventos. Posteriormente sua história de seriedade e dedicação dentro e fora do universo do Hip-Hop começou alcançar merecidos êxitos.

11h30 – Catedral Nossa Senhora da Conceição – QUINTETO DE SOPRO SINFONIETA DOS DEVOTOS DE  NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

O Quinteto de Sopros é uma tradição do período clássico, utilizado por Mozart, Haydn e outros compositores por soar com timbre semelhante aos relógios com música, muito em voga na época. Formado por Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote e Trompa, permite grande gama de combinações sonoras. Seu repertório é baseado no projeto Os Mestres Mulatos/Mestres Brasileiros, com Polkas, Chorinhos, Valsas e Canções, principalmente do período que vai de Carlos Gomes (1836-1896) a Pixinguinha (1898-1973).

12h00 – Ginásio de Esportes Leporace – ESTRANBELHADOS ( Música)

A banda “Estrambelhados” representa uma nova geração musical na singular cidade de São Luiz do Paraitinga, com o intuito de pesquisar e divulgar a cultura popular dos grupos folclóricos locais – congadas, moçambiques, folias – e zelar pela continuidade da tradição musical da cidade. As influências da Banda, surge dos símbolos locais como: “Paranga” – importante grupo musical regional que participou do movimento “Lira Paulistana” nos anos 80; Elpídio dos Santos – principal compositor das trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi; e a Corporação Musical São Luiz de Tolosa – fundada há mais de duzentos anos e que é, ainda, referência em quaisquer festas de São Luiz do Paraitinga. Outra grande referência é o Carnaval luizense de marchinhas, um evento que vem crescendo e mantém a participação popular como elemento fundamental. O nome “Folias” , do primeiro CD da banda, traz o sentido carnavalesco do termo, e também, o que remete a religiosidade popular característica das folias do Divino e de Reis da cidade, além de grupos como congada e moçambiques.

12h00 – Parte Externa do Teatro Municipal

MALA – BARISTA (Irmãos Becker)

Intervenção Circense

Os artistas passeiam pelo público com duas malas, interagem com as pessoas, brincando e fazendo piadas. Dentro da bagagem, há diversos adereços utilizados para demonstrar técnicas circenses. A plateia, curiosa e surpresa, acaba criando uma roda, que é o palco da apresentação de um pequeno show de variedades malabarísticas e gags cômicas.

13h30 – Teatro Municipal – CARRO DE PAULISTA ( Gira Cia. Teatral )

Mais de 70 mil pessoas, de diversas faixas etárias e classes sociais, já deram muitas risadas com esta divertida comédia urbana, de linguajar apimentado e ritmo de videoclipe.

Sábado à noite: quatro jovens da Zona Leste paulistana pegam um carro emprestado e partem para a Zona Sul, dispostos a paquerar as meninas dos Jardins, um bairro que eles nem sabem direito onde fica. É o início de uma série de aventuras hilariantes pela noite da cidade. Desavisados, e desconhecendo os códigos locais, Pedrão, Jorginho, Júnior e Raio de Sol metem os pés pelas mãos, encontrando e provocando muita confusão.

13h30 – Ginásio de Esportes Leporace

A BRAVA ( Cia de Teatro )

Neste espetáculo da Brava Companhia, drama e humor se misturam à música e referências da cultura pop para recontar a saga de Joana D’Arc. “A Brava” traça paralelos entre a épica trajetória da santa padroeira da França e questões dos dias atuais, propondo, através da interação com o público, uma reflexão sobre o peso de nossas escolhas individuais.

14h00 – Ginásio de Esportes Pedrocão – MARACATU PREGO BATIDO ( Cultura Popular )

Percussão, canto e dança formam a base do grupo, que passeia pelos diversos baques e alguns ritmos da cultura popular, como coco, afoxé, ciranda e marcha. O trabalho presta homenagem ao maracatu de baque virado, manifestação nordestina que enriquece culturalmente o Brasil com seus valores de raiz.

15h00 – Teatro Municipal – PAULA MORELENBAUM ( Música )

A artista, que cantou por 10 anos ao lado de Tom Jobim, mostra o repertório de seu álbum “Telecoteco”, indicado ao Grammy Latino 2009. Na Virada Cultural Paulista 2010, acompanhada dos músicos Pedro Milman, Lancaster e Rick de La Torre, ela leva ao palco de Franca a beleza histórica da MPB.

15h00 – Ginásio de Esportes Leporace  – JICA y TURCÃO ( Música )

Com canções que primam pela diversidade de ritmos e crítica do cotidiano, a dupla tem seu trabalho de música com humor reconhecido e admirado. Sem falar palavrão nem contar piada, simplesmente com a força de suas presenças impagáveis e de sua musicalidade aliada a performances e paródias, os dois fazem um show enxuto, musical e divertido. Composições próprias e pérolas de nosso cancioneiro popular caem como luva para a brincadeira de Jica y Turcão.

15h30 – Ginásio de Esportes Pedrocão – TIÃO CARVALHO ( Música )

Cantor, compositor, músico e dançarino o maranhense Tião Carvalho, atualmente, é considerado um dos nomes de maior expressão da cultura popular brasileira. Foi integrante das Bandas Mafuá e Mexe com Tudo. Já realizou trabalhos com artistas como João do Vale, Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata. Diretor e um dos fundadores do Grupo Cupuaçu, tem 2 cds solos lançados “Quando dorme Alcântara” e “Tião Carva Zeca Baleiro, lho canta João do Vale”. Em seu show apresenta composições próprias e clássicos da cultura popular xotes, baiões, sambas de roda, reggae,  toadas de bumba-boi, tambor de crioula, carimbós, mostrando suas diversas influências.

16h30 – Teatro Municipal – ORQUESTRA ENCANTOS DA VIOLA ( Cultura Popular )

A orquestra “encantos da viola foi fundada no ano de 2007 pelo Prof.Vicente de Paula Rosa Sousa com o objetivo de preservar a musica de raiz e o folclore brasileiro, seu repertorio é bastante variado,e com ritmos (cateretê, toadas,guaranias e pagodes) A Orquestra é um grupo composta por pessoas que amam a música de raiz e se orgulham em representar Franca na Virada Cultural.

16h30 – Ginásio de Esportes Leporace – PRETO CRIA – HIP HOP (Cultura Popular)

Repertório número DOIS

O músico recentemente foi homenageado pela segunda vez no evento “OS MELHORES DO ANO”- CATEGORIA 100% RAP. PRETO CRIA, além de atuar como cantor, compositor e escritor. PRETO CRIA vem conquistando uma legião de admiradores de várias partes do país.

17h00 Encerramento – Ginásio de Esportes Pedrocão -LECI BRANDÃO ( Música )

A sambista foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Começou inspirada por Martinho da Vila e já tem 29 anos de carreira, com 23 discos lançados. Suas canções são marcadas pela interpretação forte e letras de cunho social, sempre falando de forma direta e apaixonada sobre os direitos humanos.