Porque fazer pesquisa de mercado?


Muitos empresários e dirigentes se perguntam qual a utilidade de uma pesquisa de mercado tanto para abrir um negócio quanto para mantê-lo. Na maioria das vezes ao abrir um negócio sem pesquisa mercadológica significa correr riscos extremo de fracasso. Manter um negócio sem o apoio de pesquisa demonstra que a empresa não tem controle de informações vitais para o seu funcionamento, e que talvez não sinta a falta desse recurso pelo simples fato de que o negócio é lucrativo e as vendas andam bem. Neste último caso, o dirigente da empresa só irá sentir os efeitos da desinformação quando algo der errado. Aí! Pode ser tarde demais. A gestão de uma empresa perdoa falhas na produção, vendas, marketing, mas não da falta de informação. Em algum momento isso, inevitavelmente, será  cobrado.

Uma ótima gestão de empresas contempla este aspecto que não é lá muito prático. Quem tem a informação como instrumento de trabalho nem sempre é valorizado por quem não trabalha com essa ferramenta no dia a dia. Pesquisas de mercado são importantes para se saber o que está acontecendo fora da empresa e trazem informações que não são conseguidas internamente ou por telefone.  Elas podem ser dirigidas para vários sentidos como, por exemplo, para saber qual o poder da marca, o nível de satisfação do cliente final, o que a concorrência anda fazendo, etc.

Para empreendedores que estão pensando em iniciar um negócio sem correr riscos é sugerido fazer um estudo de viabilidade técnica, econômica e comercial, que atenda pela sigla EVTEC. Neste estudo, é possível levantar todas as informações prévias antes do investimento do capital. O EVTEC informa desde aspectos macroeconômicos até nível de concorrência, preços praticados, número de potenciais consumidores, desejos e necessidades destes clientes, facilidades para abertura, potenciais parceiros comerciais, capital a ser investido, taxa de retorno e estrutura necessária. É um documento imprescindivel que serve inclusive para buscar linhas de crédito, financiamento e investidores. É o estudo correto também para empresas saudáveis que estão em fase de expansão, já que fundamenta a tomada de decisão da direção.

Empresas que estão no mercado há algum tempo, mas só percebem o valor de sua marca através dos relatórios de vendas, conversas informais com representantes e alguns clientes, precisam de pesquisa de mercado.

Marcas que vendem um mesmo tipo de produto, ou um mix, num período maior que cinco anos, mesmo que venda bem, precisa monitorar as mudanças que ocorrem com o seu consumidor, porque mudar é a palavra certa quando se trata de cliente. Para este caso, é necessário uma pesquisa que tem como foco principal, o consumidor.

Existem centenas de tipos de pesquisas.  Sempre quando há uma pergunta para qual se busque uma resposta, em um universo delimitado de pessoas, pode-se chamar pesquisa. O melhor mesmo é repassar esta tarefa para quem presta este serviço com eficiência, já que se leva tempo tanto para buscar as respostas quanto para tabulá-las e compor o resultado. Quanto ao preço, devo dizer que sempre vale a pena, pois por maior que seja este investimento, o risco de abrir um negócio, investimento inicial, manutenção, trabalho, dor de cabeça, perda de clientes, insatisfação e prejuízo, não tem comparação.

Dhema Marques

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